ARAPONGA RECEBE REPÓRTER ESTRANGEIRO

Na segunda feira dia 27/03, recebemos em nosso município três estrangeiros, dois são pesquisadores do país Laos na Ásia e um deles é jornalista Espanhol que trabalha na FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que tem como intuito esforços internacionais para erradicar a fome), atualmente esse jornalista mora em Roma na Itália onde trabalha na sede da FAO, juntamente com eles vieram o professor Carlos Artur do Dpt. de Alimentos da UFV, um estudante o Vitor que faz mestrado em Engenharia de Alimentos e um cinegrafista para que pudesse ser gravado e registrado as trocas de experiências em nossa cidade, aliás ficaram todos encantados com nossas belezas naturais e abundância de terra e água do nosso município.
A EMATER e a Secretaria da Agricultura fizeram a recepção desta equipe e nos foi solicitado levá-los aos produtores de cafés especiais previamente selecionados Sr. Dico Simão e Sr. Dimas Mendes Bastos.
O principal interesse dos pesquisadores de Laos é adquirir informações necessárias para aumentar qualidade e produtividade da cultura cafeeira em Laos, o mais importante é com relação à comercialização de café desses produtores, visto que, no país deles os produtores de cafés se tornam dependentes das empresas que cuidam das estradas do país, em troca das estradas em boas condições, essas empresas compram a produção deles mas pagam o valor que eles querem.
Apesar de Laos ser um país Asiático, ainda está em desenvolvimento e ficaram admirados de ver como funciona aqui no Brasil.

Matéria: Gilvanelha Gomes Secretária Municipal de Agricultura