PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPONGA PROMOVE CASTRAÇÃO SOCIAL !!!

O município de Araponga, assim como demais municípios de Minas Gerais e do país, vem sofrendo com o aumento de população de cães em seu município e o abandono destes animais na cidade, o que vem trazendo vários transtornos aos moradores.

Vários estudos científicos tem mostrado que a melhor forma de controlar a população destes animais é pela esterilização dos mesmos, através da castração, levando em conta que além de diminuir a população, a castração previne doenças, reduz a agressividade e agitação, acaba com os cios e as gestações indesejadas e prolonga a vida dos animais.

Por ser um problema público, que vem ocorrendo em todo o país, foi sancionada a Lei Federal 13.426/2017, onde define que controle de natalidade de cães e gatos em todo o território nacional deverá acontecer por esterilização permanente através de cirurgia, ou outro procedimento que garanta eficiência, segurança e bem-estar ao animal.

A Prefeitura Municipal de Araponga, através do prefeito Henrique, em parceria com a SOVIPA de Viçosa, está criando um projeto de castração no município com apoio da Câmara Municipal de Vereadores e voluntários de diversas instituições.

Este projeto seguirá a Lei 13.426/2017, que levará em conta o estudo das localidades com superpopulação ou quadro epidemiológico, além da quantidade de animais a serem esterilizados, por localidade. Terão prioridade, também, animais situados ou pertencentes a comunidades de baixa renda.

A primeira etapa deste projeto acontecerá nos dias 20 e 21 deste mês com os cães de rua da cidade de Araponga e em breve com os cães de rua do distrito de Estevão de Araújo. Será realizado um estudo e cadastro para que este projeto aconteça em outras localidades do município ainda este ano.

A Prefeitura Municipal de Araponga alerta à população que abandono e maus tratos que causem lesões e mortes aos animais são crimes, previsto pela Lei Estadual 22.231/16.