SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA CURSO DE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES EM COMUNIDADE RURAL !!!

Dos dia 16 a 18 de outubro foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura através do SENAR o Curso de Recuperação de Nascentes na comunidade de Salazar. A princípio uma nascente que já havia secado, onde a família que a utilizava a poucos dias mandou furar poço artesiano.
Olhando superficialmente não havia mais nenhuma gota de água, após os 3 dias de Curso com desassoreamento da área da nascente em busca de pelo menos um filete de água, construção de um dique, colocação de pedras de mão pelo método Caxambu, cobertura novamente da área tivemos uma vazão de 403 litros de água por dia.
Todos os produtores presentes se conscientizaram da importância de se preservar e recuperar uma nascente.
Foi feito demarcação num raio de 50 metros da mina que hoje é o que exige a legislação vigente para que não tenha atividade alguma nessa demarcação visando preservar o solo, e as espécies que ali estão.
Os produtores de Salazar, já saíram do curso fazendo diagnóstico de uma outra mina que está ativa mas que reduziu muito sua vazão, em breve eles juntos irão fazer os procedimentos para a preservação dessas outras minas, os produtores de lá estão de parabéns pelo espírito de união e preocupação com o dia de amanhã.
Infelizmente muitos produtores acha perda de tempo 3 dias de curso com informação de qualidade e certificado reconhecido nacionalmente, nesse caso específico da água temos que fazer o que é necessário hoje, amanhã pode ser tarde demais.
Nós da Secretaria Municipal de Agricultura queremos trazer essa oportunidade a todas as comunidades, para saber mais entre em contato conosco.

“Simplicidade e Humildade à Serviço do povo”