SERVIDORES PÚBLICOS DA PREFEITURA DE ARAPONGA ADEREM CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL !!!

NOVEMBRO AZUL COMO HÁBITO

O que você pode (e deve) fazer para prevenir o câncer: adotar a alimentação saudável, fazer exercícios físicos, não fumar, ir devagar com o álcool e com as calorias para não engordar demais.
Sim, são as clássicas recomendações. Além de evitar o câncer, elas deixam você cheio de disposição, bom humor e ótima aparência.
Jogar aquele futebol no fim de semana é ótimo, desde que você mantenha uma rotina de exercícios durante a semana. Se não der para ir à academia, caminhe, ande de bicicleta, suba escadas, corra no parque. Não deixe seu corpo parado no dia a dia para suar a camisa somente no domingo.
Prato colorido é prato equilibrado: legumes, verduras, proteínas, grãos, carboidratos, tudo o que você precisa. Uma dica saborosa é abusar do vermelho na mesa, comendo muita melancia, goiaba, tomate. Eles contêm licopeno, substância antioxidante que ajuda a inibir alterações no DNA das células que provocam o surgimento do câncer. O tomate, então, é campeão: cozido, melhor ainda.
Higiene é saúde: fique atento à limpeza correta do pênis. E use camisinha para prevenir doenças, como a infecção pelo HPV (papiloma vírus humano), um grande fator de risco do câncer.

NOVEMBRO AZUL chegou para reforçar a conscientização. Você tem 50 anos ou mais? Está na hora de checar sua próstata. O exame de toque retal é rápido e indolor. E pode salvar sua vida.Como diversos tipos de câncer, o da próstata também não costuma apresentar sintomas no início – importante, então, fazer os exames para o diagnóstico precoce: o exame de toque retal e o PSA.

50 ANOS
É a idade para começar os exames de próstata. Quem tiver na família casos de jovens com esse tipo de tumor, deve começar mais cedo, aos 45 anos.
Afrodescendentes também devem fazer o exame a partir dos 45 anos, porque têm mais tendência a desenvolver o câncer de próstata.

QUANDO É CÂNCER?
A maioria dos tumores de próstata tem origem nas células das glândulas que produzem o líquido seminal. Eles são chamados de adenocarcinomas.
Especialistas acreditam que o câncer de próstata começa com pequenas mudanças no tamanho e forma das células das glândulas da próstata.

SINAIS E SINTOMAS
Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Mas, se você perceber algum desses sinais abaixo, consulte um urologista para o diagnóstico correto:
• Urinar pouco de cada vez
• Ir ao banheiro com frequência, levantando até no meio da noite para urinar
• Dificuldade para urinar
• Dor ou sensação de ardor ao urinar
• Presença de sangue na urina ou sêmen
• Ejaculação dolorosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s