Terra do Melhor Café
Araponga é reconhecida Nacionalmente por produzir cafés de excelentes qualidades, por conquistar as melhores colocações em concursos de café.
Araponga
Cidade que Encanta …
A primeira notícia que se tem a respeito da região de Araponga se deve à expedição do sertanista Antônio Rodrigues Arzão que, em 1692, partiu de Taubaté acompanhado de cinquenta homens vindo descobrir ouro no sopé da Serra dos Arrepiados, então guiado por índios puris, na nascente de um rio que o chamou de Rio da Casa da Casca – atualmente Rio Casca – porque ali teria encontrado uma casa feita de cascas de árvores. A descoberta é considerada ser, por muitos estudiosos, a primeira informada oficialmente a uma autoridade colonial.
No entanto, seu povoamento inicial só se daria a partir de 1780, quando D. Rodrigo José de Menezes, governador da Capitania de Minas Gerais, enviou para a região expedição com o Padre Manuel Luís Branco a fim de localizar novas minas de ouro. O êxito obtido fez com que o próprio governador se dirigisse para lá, em 1781, e despachasse cerca de 400 requerimentos de datas e sesmarias de terras, formando-se logo o Arraial dos Arrepiados. É interessante notar que a denominação do local de “Arrepiados” é mais antiga que o arraial, sendo entre as versões explicativas, as mais verossímeis, a de que se origina do aspecto da serra que corta a localidade: escarpada com inúmeros pontos que se sobressaem em altura; e a de que vem da aparência dos índios que a habitavam: tinham cabelos crespos e se cobriam de penas e, com o bater do vento, tomavam a forma de galinhas arrepiadas.