15 de outubro – Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita. A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema Pallidum. Os sintomas às vezes são discretos e a procura tardia por tratamento pode causar complicações graves. Em gestantes há o risco da contaminação vertical, da mãe para o bebê (sífilis congênita). A sífilis pode ser adquirida ou congênita. A sífilis adquirida pode ser transmitida de uma pessoa para a outra durante o sexo (anal, vaginal ou oral) sem preservativo ou por transfusão de sangue. Já a transmissão da sífilis congênita acontece da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto. ATENÇÃO ÀS GESTANTES: Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, a fim de prevenir a transmissão vertical, ou seja, de passar a doença para o bebê. A parceria sexual também deverá ser testada e tratada para evitar a reinfecção da gestante. A principal forma de prevenção da sífilis é o uso do preservativo em todas as relações sexuais, seja ele masculino ou feminino. A sífilis tem cura e o tratamento está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste rápido de sífilis (com resultado em 30 minutos) ou o teste de sorologia.

DIGA NÃO A SÍFILIS, TESTE, TRATE E CURE!!!