No dia 19 de novembro, o Secretário Municipal de Cultura, Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, Agnaldo de Paula, acompanhou visita técnica de vistoria para elaboração de laudo de estado de conservação da Sede da Fazenda Nossa Senhora da Conceição, no Córrego São Domingos, para envio ao IEPHA/MG. Recentemente, a Prefeitura Municipal de Araponga, através da Secretaria de Cultura, Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, realizou diversas intervenções para conservação e manutenção da Sede da Fazenda Nossa Senhora da Conceição. No ano de 2020, foi realizada reforma total do telhado e em 2021 foram feitos inúmeros reparos no piso de cimento queimado e substituição de réguas de madeira do assoalho, reparos e substituição de forros danificados, consertos em pontos críticos do reboco e pintura geral interna e externa do imóvel. A Fazenda Nossa Senhora da Conceição foi construída há mais de 2 séculos e é tombada como Patrimônio Histórico de Araponga pelo Decreto nº 455/2001. As intervenções foram autorizadas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Políticas Culturais de Araponga e realizadas com verbas do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, que recebe recursos do ICMS Patrimônio Cultural.