No dia 04/05/2024 aconteceu no Ginásio Poliesportivo Juarez Martins Teixeira a 1° Conferência Municipal Extraordinária de Cultura de Araponga-MG. Estavam presentes diversas pessoas do setor cultural do município. Neste evento tivemos algumas apresentações culturais como as de Folia de Reis e São Sebastião, Churi com voz e violão e Ênio Castro com moda de viola. Após palestras sobre o Sistema Municipal de Cultura e e do Diagnóstico do Plano Municipal de Cultura, os agentes culturais presentes na Conferência elaboraram propostas que vão orientar a construção do Plano Municipal de Cultura. Tanto a Conferência, quanto o o Plano Municipal estão previstos na Lei que institui o Sistema Municipal de Cultura de Araponga-MG.