O município de Araponga está novamente certificada no Mapa do Turismo Brasileiro. A inclusão no novo Sistema de Informações (Sismapa) foi conquistada através do trabalho de desenvolvimento turístico realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Meio Ambiente, Turismo e Esporte – ( Divisão de Turismo) em parceria com Circuito Turístico Serra do Brigadeiro , Identita Acessória e COMTUR – Conselho Municipal de Turismo. O Mapa tem por objetivo orientar a atuação do Sistema Nacional do Turismo no desenvolvimento, regionalizado e descentralizado, das políticas públicas nos territórios nele identificados. A Secretaria é a responsável por homologar as informações dos municípios inseridos no Sismapa. Para ingressar no novo mapa turístico, o município teve que atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que os empreendimentos turísticos estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado.