A Política de Assistência Social é fundamental na garantia dos direitos da população e na proteção social. Por isso, o CRAS do Município de Araponga, faz um chamado a esta população para fazer parte dos grupos, que tem como objetivo, trabalhar no desenvolvimento de potencialidades dentro dos serviços, programas, projetos e benefícios, haja vista a necessidade de buscar soluções para superar situações de riscos, vulnerabilidade e violação dos direitos, na perspectiva de alcançar a equidade e erradicação de preconceitos. No CRAS são ofertados os Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.