Iniciou-se no dia 08 de setembro, em Araponga, a Campanha Municipal de Prevenção e Combate à Sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível com uma alta incidência no município, infectando adultos jovens, adolescentes, gestantes e bebês. O evento teve início com a participação da ESF de Araponga, onde foi distribuído em uma blitz educativa, material educativo e preservativos (principal meio de prevenção à doença). No domingo (10/09), durante o Encontro de Comitivas do 4º Festival do Café, foi montada uma Tenda da Saúde, com a participação de profissionais da Vigilância em Saúde, APS e Laboratório Municipal, onde foram realizados Testes Rápidos para detecção da doença, distribuição e sorteio de brindes aos visitantes do evento que se propuseram a realizar a testagem. Durante o evento, foram realizados pelos profissionais 158 Testes Rápidos para a triagem da Sífilis, um número bastante expressivo para a detecção da doença. A Campanha Municipal de Prevenção e Combate à Sífilis continua nas Unidades Básicas de Saúde. Aqueles usuários que não tiveram a oportunidade de realizarem o teste no dia do evento podem procurar a Unidade de Saúde em sua localidade ou o seu Agente de Saúde e manifestar o seu interesse em realizar o Teste Rápido. Nas Unidades de Saúde estão disponibilizados os Testes Rápidos para triagem da Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C a toda população sexualmente ativa do município.