Chegamos ao final de mais uma campanha nacional de prevenção e orientação contra o Câncer de Próstata, Novembro Azul. A Secretaria de Saúde por meio da Academia da Saúde com a professora Camila Naldo desenvolveu ao longo do mês diversas atividades, palestras e rodas de conversas com o grupo da Melhor Idade, motivando a prática do exame periódico (check-ups) que é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado. O exame da próstata, apesar dos altos índices de cura se identificado em fase inicial, por conta do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma taxa alta de óbitos. Outro fator importante a ser observado são os cuidados com a saúde mental, uma vez que, por diversos fatores, podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que tratamento é necessário.
PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO.
SEJA HOMEM, CUIDE-SE!