O Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, em parceria com o Sistema Faemg Senar e a Prefeitura de Araponga realizou na última semana o curso de Produção Artesanal de Doce de Leite, no distrito Estevão Araújo, em Araponga. Onze mulheres participaram da capacitação conduzida pela instrutora Hiasmyne Medeiros e mobilizada pela agente de desenvolvimento rural (ADR) do Sindicato, Mirivone Silveira Roberto. Crislene Moreira foi uma das alunas e contou que a experiência foi satisfatória e pretende iniciar, em breve a comercialização de produtos por encomenda. “Me interessei pelo curso para aprender as medidas certas para fazer o doce de leite. Não sabia o ponto certo, tinha essa dificuldade”, explicou. A secretária de agricultura de Araponga, Raquel Malta explicou que “o curso foi pensado para que essas mulheres possam aprimorar os conhecimentos culinários e possam pensar em uma nova fonte de renda”. Este é o segundo curso na área promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa no município este ano. O presidente da entidade, Carlos Eduardo Andrade salientou que a iniciativa visa a diversificação da produção, a produtividade e a qualidade. “Estamos levando qualificação para os produtores rurais para que eles produzam melhor e tenham mais lucro”. Vale destacar que Minas Gerais é o estado que mais produz doce de leite no país. Segundo dados do Serviço de Inspeção Federal de 2020, Minas Gerais entregou 38,4 mil toneladas do produto, 58,1% do total da produção nacional no período.
Prefeitur Municipal de Araponga